domingo, 3 de maio de 2015

Teorias da Aprendizagem XXV – Ausubel e a aprendizagem significativa

História pessoal
 
David Ausubel, psicólogo cognitivista, desenvolveu sua teoria buscando compreender os processos de aprendizagem. Para ele, a aprendizagem estava subordinada a um esforço do aprendiz em ligar seus novos conhecimentos aos seus conhecimentos anteriores.
 
Em seus estudos, procurou demonstrar que o desenvolvimento da inteligência está diretamente relacionado a processos mentais, ou melhor, ao processamento da informação de forma ativa e organizada em sua estrutura cognitiva.
Ausubel procurou observar a aprendizagem tal qual ela ocorre na sala de aula, evidenciando a necessidade de, para que se possa realizar um bom trabalho pedagógico, ligar os novos conhecimentos transmitidos aos alunos a conhecimentos anteriores já presentes em suas estruturas mentais.
 
Diante disso, Ausubel considera de fundamental importância o trabalho docente no sentido de identificar e organizar os conhecimentos prévios dos alunos e ensinar de acordo com esses conhecimentos.

A aprendizagem segundo Ausubel

Como psicólogo cognitivista, Ausubel se encaixa no grupo de teóricos que buscaram estudar os processos de cognição por meio dos quais o mundo ganha significado. Um desses processos é o da aprendizagem, considerando-se que enquanto aprende, o aluno atribui significado à realidade a sua volta.
 
De acordo com Moreira (1983, p. 61), existem três tipos de aprendizagem: a aprendizagem cognitiva, a aprendizagem afetiva e a aprendizagem psicomotora. A aprendizagem cognitiva é apresentada pelo autor como “aquela que resulta no armazenamento organizado de informações na mente do ser que aprende e esse complexo organizado é conhecido como estrutura cognitiva”.
 
Já a aprendizagem afetiva diz respeito aos sentimentos que acompanham a experiência cognitiva. Tais sentimentos podem ser de angústia, frustração, dor, satisfação, tristeza, alegria, entre outros.
A aprendizagem psicomotora, por sua vez, está relacionada ao conjunto de respostas musculares adquiridas por treinos específicos. Tal aprendizagem também acontece paralelamente à aprendizagem cognitiva.
Aprendizagens adaptativas, ou seja, por acomodação dos novos conceitos adquiridos a um grupo de conceitos previamente aprendidos, modificando-os. Assim, a questão não se coloca apenas na fixação de novos conhecimentos a conhecimentos anteriores, mas na maneira como essa fixação ocorre, a saber, por intermédio de interações adaptativas (acomodações), que alteram o conhecimento anterior em função de uma pressão organizativa dos esquemas cognitivos.
 
Assim, um grupo de conceitos/conhecimentos já aprendidos atua como âncora, integrando o novo conhecimento aos anteriores e o modificando. Tal idéia se apresenta no interior de uma das mais importantes formulações de Ausubel sobre o processo de aprender: o conceito de ancoragem.
 
A ancoragem é o processo responsável por ligar os conhecimentos já adquiridos aos novos conhecimentos, colocando-os em interação. Desse modo, segundo Ausubel, quando um novo conhecimento é ancorado, atrelado a outros já formulados, há uma maior probabilidade de esse conhecimento não se perder, levando à ocorrência de uma aprendizagem mais significativa.
 
Isso significa dizer, por exemplo, que quando fazemos relação entre o que estamos estudando com outros conhecimentos que já possuímos (que podem ser de ordem teórica ou prática), a relação entre eles produz um conhecimento ampliado, modificado, que não é mais o anterior em si, nem o novo conhecimento isolado, mas sim um novo conhecimento oriundo de interações entre diferentes elementos cognitivos.
 
Desse modo, uma vez ligados, ou melhor, ancorados, tais conhecimentos tendem a não se perder dentro do conjunto de outros tantos conhecimentos que possuímos, caracterizando o que Ausubel chama de aprendizagem significativa.
 
Texto: Valéria da Hora Bessa 

Fragmento do Livro: Teorias da Aprendizagem


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