História pessoal
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Madalena Freire é filha de
Paulo Freire e, como tal, sofreu grande influência de seu pai e seus escritos
na constituição de sua própria teoria pedagógica. Assim, como pedagoga,
desenvolveu uma proposta preocupada principalmente com a Educação Infantil.
Com uma sólida
formação acadêmica, Madalena Freire escreveu vários livros e publicou vários
artigos nos quais estão registradas suas preocupações com as práticas
pedagógicas, com a formação dos professores e os processos de avaliação na
Educação Infantil.
Seu trabalho mais famoso é
o livro A paixão de conhecer o mundo,
escrito a partir da sua experiência com crianças de classes populares da Vila
Helena. Essa mesma experiência também deu à Madalena Freire a oportunidade de
fundar o Espaço Pedagógico, um centro de formação de professores em São Paulo,
do qual é coordenadora e no qual estão organizados alguns grupos de discussão
sobre a situação da infância e da Educação no Brasil de hoje.
O vínculo de Madalena Freire com a Educação
Madalena Freire vê na Educação uma possibilidade de
humanização da sociedade, demonstrando grande preocupação com as relações
estabelecidas no interior das escolas. Por isso mesmo, entende a Educação como
um espaço político-pedagógico que tem como mola mestra a paixão que o professor
deve ter pelo ato de ensinar e que o aluno deve ter para descobrir as coisas do
mundo.
Com
isso, Madalena Freire acaba por enfatizar os processos humanísticos da
Educação, como a questão da afetividade, afirmando que a construção do
conhecimento e a aprendizagem ocorrem em estreita relação com o desenvolvimento
afetivo. O afeto, desse modo, passa também a ser percebido na obra de Madalena
Freire como uma herança deixada por seu pai em suas reflexões sobre a prática
pedagógica.
Poderíamos afirmar que,
para Madalena Freire, o educador (artista) é o grande responsável por colocar
em prática o processo educacional de forma prazerosa. Do mesmo modo, o
professor também é o cientista que se apóia nos métodos de investigação
científica na estruturação de suas práticas pedagógicas, sendo também o
político que deve se responsabilizar por colocar sua prática pedagógica em prol
de uma determinada classe social.
O legado de Paulo Freire
De acordo com entrevista concedida por Madalena Freire
ao Jornal do Comércio no ano de 2000, Paulo Freire exerceu forte influência no
trabalho dela. A maior influência, talvez, esteja na questão relativa à
necessidade de reflexão sobre as práticas educativas e sobre a sistematização
rigorosa da teoria que a fundamenta.
Para Madalena Freire, o conhecimento sobre algo só se
faz por meio de rigor e sistematização das atividades pedagógicas. Para tanto,
se faz necessário que o professor assuma postura de cientista, investigador do
processo educacional atuando com base em suas observações, registros (que não
podem deixar de ser feitos por nenhum educador comprometido com sua atuação),
planejamentos e comparações ( não sobre a capacidade dos alunos, mas sobre si e
sua própria atuação ).
Da mesma forma, Madalena
Freire comenta também que outra influência do seu pai diz respeito à
consideração do aspecto afeto na relação que se constrói entre o ato de
aprender e o ato de ensinar. Isso porque a aprendizagem possibilita, segundo
ela, as experiências de prazer, de sofrimento, de dor, de alegria, de medo e de
frustração.
A questão da cooperação
A questão da cooperação aparece na teoria de Madalena
Freire como mais uma concepção fundamentada nas idéias de seu pai,
compreendendo também que a aprendizagem só se faz nas trocas constantes que
realizamos com o meio e, nele, necessariamente com os outros ao nosso redor.
Para Madalena Freire, sozinhos conseguimos alcançar
apenas o nível do estudo, mas para alcançarmos o nível da construção do
conhecimento, é necessário que estejamos em grupo, em relação, que na escola
tem como mediador o professor.
Um outro ponto importante relacionado à questão da
cooperação refere-se ao desenvolvimento da noção de regras com as crianças,
incluindo-as em discussões nas quais percebam a autoridade do professor, mas em
que também seja facultado a elas a possibilidade de serem ouvidas em suas questões.
O
lugar do educador, nesse contexto, é o de, na relação com o grupo, mediar a
relação de aprendizagem. O que acontece muitas vezes é a compreensão errada dos
professores de que por terem mais conhecimento sobre determinado assunto que
seus alunos, podem ser autoritários, colocando-se diante daqueles de maneira
hierarquizada, exercitando o poder magistral que todos já conhecemos um dia.
Madalena Freire e a aprendizagem profissional
Desse modo, o que Madalena Freire (2000) observa é que os professores “confundem autoridade com autoritarismo”. A dificuldade estaria então em conseguirmos exercitar uma educação democrática, dando espaço para a organização de espaços de fala e escuta, onde cada ator escolar pudesse experimentar sua autoridade sem atuar de forma centralizadora.
A prática educativa segundo Madalena Freire
Como
pudemos perceber, os pensamentos de Paulo Freire exerceram grande influência na
composição da teoria de Madalena Freire. Justamente por esse motivo, Madalena
Freire trabalha também alguns conceitos próximos aos conceitos de seu pai, como
por exemplo, a noção de educação como arte, os centros de interesse e os
trabalhos em grupo.
A
Educação como arte fala-nos sobre a arte de educar que está no processo
educativo, na utilização, pelos professores, dos métodos, na maneira de
ordenar, organizar e construir a disciplina bem como na maneira de escolher os
pressupostos teóricos que devem ligar o processo educativo com a sociedade a
política.
Os
centros de interesse, segundo Rodrigues e Pariz (2005, p. 92), referem-se à
incorporação da ideia de Paulo Freire sobre os temas geradores na Educação
Infantil, entendendo que educar é um ato de ensinar a ler a realidade.
Consiste, assim, numa prática a partir da qual se busca atender às necessidades
sociais, afetivas e cognitivas das crianças.
O
trabalho em grupo é, assim como em Paulo Freire, um instrumento pedagógico para
a efetivação de uma educação para a cidadania.
O
trabalho pedagógico assim organizado, segundo Madalena Freire, permite
refletirmos sobre a prática pedagógica bem como acompanharmos de forma
permanente o desenvolvimento do trabalho escolar.
Texto:
Valéria da Hora Bessa
Fragmento
do Livro: Teorias da Aprendizagem
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