Os Métodos
Sintéticos seguem o passo que vai das partes para o todo.
·
Método Alfabético toma como
unidade a letra;
·
Método Fônico toma como unidade
o fonema; e
· Método Silábico que toma
como unidade um segmento fonológico mais facilmente pronunciável, que é a
sílaba.
Os Métodos
Analíticos partem do todo para as partes. Tomam como unidade de análise a
palavra, a frase e o texto.
· Método da palavração –
reconhecimento pela visualização e pela configuração gráfica; e
· Método de sentenciação - a
unidade é a sentença que, depois de reconhecida globalmente e compreendida,
será decomposta em palavras e, finalmente, em sílabas.
Métodos de Alfabetização e Métodos de Ensino
Não se pode
esquecer que, em geral, as possibilidades e limites de Métodos de Alfabetização
estão ligados aos Métodos de Ensino que, ao serem produzidos paralelamente, dão
ao ensino um ordenamento mais amplo e interferem em todos os conteúdos da
instrução e formação.
Os Conteúdos
da Alfabetização e Diferentes Metodologias: velhos e novos princípios
Pode-se
dizer que os conteúdos da alfabetização avançaram muito em complexidade e
também a formação de professores. Desde a Educação Infantil os professores
lidam com discussões e práticas que se relacionam com Teorias Literárias, Teorias
dos Gêneros Textuais, Teorias do Discurso, Teorias Linguísticas, estudos Sócio-antropológicos
e Psicolinguísticos sobre a aquisição da escrita, e muitos destes conteúdos são
pertinentes a qualquer nível de ensino da língua.
Segundo Frade (2007) torna-se necessário adotar diferentes metodologias: para a aprendizagem do sistema de escrita, para a compreensão, para a fluência, para a produção de textos escritos, para as atitudes e sociabilidades necessárias para participação nos espaços e situações em que a escrita se faz presente na sociedade.
Luciene Rezende
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