sexta-feira, 3 de abril de 2015

Alfabetização

Os Métodos Sintéticos seguem o passo que vai das partes para o todo.
·         Método Alfabético toma como unidade a letra;
·         Método Fônico toma como unidade o fonema; e
·   Método Silábico que toma como unidade um segmento fonológico mais facilmente pronunciável, que é a sílaba.

Os Métodos Analíticos partem do todo para as partes. Tomam como unidade de análise a palavra, a frase e o texto.
·        Método da palavração – reconhecimento pela visualização e pela configuração gráfica; e
·        Método de sentenciação - a unidade é a sentença que, depois de reconhecida globalmente e compreendida, será decomposta em palavras e, finalmente, em sílabas.

Métodos de Alfabetização e Métodos de Ensino
Não se pode esquecer que, em geral, as possibilidades e limites de Métodos de Alfabetização estão ligados aos Métodos de Ensino que, ao serem produzidos paralelamente, dão ao ensino um ordenamento mais amplo e interferem em todos os conteúdos da instrução e formação.

Os Conteúdos da Alfabetização e Diferentes Metodologias: velhos e novos princípios

Pode-se dizer que os conteúdos da alfabetização avançaram muito em complexidade e também a formação de professores. Desde a Educação Infantil os professores lidam com discussões e práticas que se relacionam com Teorias Literárias, Teorias dos Gêneros Textuais, Teorias do Discurso, Teorias Linguísticas, estudos Sócio-antropológicos e Psicolinguísticos sobre a aquisição da escrita, e muitos destes conteúdos são pertinentes a qualquer nível de ensino da língua.

Segundo Frade (2007) torna-se necessário adotar diferentes metodologias: para a aprendizagem do sistema de escrita, para a compreensão, para a fluência, para a produção de textos escritos, para as atitudes e sociabilidades necessárias para participação nos espaços e situações em que a escrita se faz presente na sociedade.
Luciene Rezende
Resultado de imagem para metodos da alfabetização
                                                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário