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Piaget nasceu em Neuchatel, Suíça, em l896. Formou-se em Biologia pela
Universidade de Neuchatel e lançou seu primeiro livro, A linguagem e o
pensamento da criança, em l923. Em l925 começou a lecionar Psicologia,
História da Ciência e Sociologia.
O fato de
ter se formado em Biologia, antes de cursar Psicologia, exerce grande
influência em sua teoria, uma vez que sua explicação para o processo de
evolução da inteligência é baseada na comparação com o processo de
desenvolvimento biológico humano. Segundo Piaget (2004, p. 13),
[...] o desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta, é comparável ao crescimento orgânico: como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio. Da mesma maneira que um corpo está em evolução até atingir um nível relativamente estável – caracterizado pela conclusão do crescimento e pela maturidade dos órgãos –, também a vida mental pode ser considerada como evoluindo na direção de uma forma de equilíbrio final, representada pelo espírito adulto.
A teoria piagetiana é classificada como interacionista, uma vez que entende o processo de aquisição de conhecimento como derivado das múltiplas interações realizadas pelo sujeito com os objetos do meio História pessoal
no qual está inserido. Outro fator importante na biografia de Piaget está na curiosa situação de ter submetido suas próprias filhas às suas experiências, ou seja, Piaget utilizou suas filhas como objeto de observação e estudo para suas pesquisas sobre desenvolvimento da inteligência humana.
Passemos, então, à teoria de Jean Piaget.
A Epistemologia Genética
A teoria de Jean Piaget é chamada por ele de Epistemologia Genética ou teoria psicogenética, mas é mais conhecida como concepção construtivista da formação da inteligência, ou apenas Construtivismo. Vejamos por quê.
O termo epistemologia significa estudo do conhecimento. Epistemo vem de episteme, que significa conhecimento e logia, significa estudo; assim temos estudo do conhecimento.
Já o termo genética, em Piaget, não está relacionado, como tendemos a pensar, aos modelos hereditários, de transmissão de conteúdo genético de pais para filhos. O termo genética em sua teoria significa origem, pois vem da palavra gênese.
Dessa forma temos:
epistemo/logia genética
conhecimento/estudo origem
De onde deriva nossa compreensão de que o termo cunhado por Piaget significa: estudo da origem do conhecimento. Saber isso facilita o entendimento da proposta piagetiana sobre o desenvolvimento da inteligência humana, pois, se Piaget tinha como proposta estudar a origem do conhecimento humano, fica fácil entendermos porque ele vai buscar as respostas às suas questões nas crianças.
De onde deriva nossa compreensão de que o termo cunhado por Piaget significa: estudo da origem do conhecimento. Saber isso facilita o entendimento da proposta piagetiana sobre o desenvolvimento da inteligência humana, pois, se Piaget tinha como proposta estudar a origem do conhecimento humano, fica fácil entendermos porque ele vai buscar as respostas às suas questões nas crianças.
Assim, em sua teoria, Piaget procura explicar como o indivíduo, desde o seu nascimento até sua fase adulta, constrói o conhecimento. Pelo fato de ser a construção do conhecimento o processo sobre o qual Piaget lança seu olhar durante suas pesquisas, apelidou-se sua teoria de Construtivismo e a prática pedagógica baseada na teoria de Piaget de construtivista.
Mas, como ocorre a aprendizagem?
Foi essa justamente a pergunta que Piaget se fez e que deu origem a todo um conjunto de explicações utilizadas até hoje por psicólogos, pais e professores. Vale lembrar que Piaget não era educador e sim psicólogo e que quando construiu sua teoria não tinha como intenção uma proposta pedagógica, mas uma explicação psicológica do desenvolvimento da inteligência humana. É a Pedagogia e seus profissionais que se apropriam dos conhecimentos difundidos por Piaget, levando-os para o interior das escolas e de lá para as casas de famílias do mundo inteiro.
Dito isso, pergunto a vocês: como aprendemos? Quais são os processos mentais que ocorrem enquanto aprendemos?
Para responder essas e outras questões, Piaget chegou à conclusão de que aprendemos a partir da ação dos sujeitos sobre os objetos, em que o sujeito é sempre aquele que vai em busca do conhecimento; o objeto é sempre aquilo que se deseja conhecer e a ação exercida pelo sujeito sobre o objeto é sempre uma interação.
Se pudéssemos definir esse processo em uma fórmula, ela seria mais ou menos assim:
AÇÃO
S O
Essa ação do sujeito sobre o objeto na busca do conhecimento é, para Piaget, um processo que não para de acontecer e que contém em seu interior um outro processo contínuo denominado de equilibração majorante.
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