...O material pedagógico desenvolvido por Montessori ocupa um
lugar de destaque no conjunto de seu trabalho, pois pressupõe a construção do
conhecimento dos objetos e conceitos abstratos a partir da interação direta dos
aprendizes com os objetos em si. Deste modo, cabe ao professor estimular na
criança o desejo de conhecer, que,
segundo Montessori, já se manifesta na criança por meio do que ela chamou de
impulso interior para o trabalho espontâneo do intelecto.
Diante disso, Montessori
desenvolve uma série de grupos de materiais didáticos divididos entre:
exercícios para a vida cotidiana; material sensorial; material cromático;
material de linguagem; material de matemática e material de ciências.
Materiais
para o desenvolvimento da vida cotidiana
Os materiais destinados ao
desenvolvimento da vida cotidiana ou vida prática consistem em exercícios que
buscam favorecer o desenvolvimento da autonomia, da percepção, dos processos
psicomotores e da atenção. Qualquer objeto do meio no qual a criança está
inserida pode ser considerado de vida cotidiana, mas, em Educação, pode-se
favorecer os exercícios de vida cotidiana com a criação dos “cantinhos de
atividade” tão conhecidos pelos educadores. Além disso, as ações de vestir-se,
assear-se, arrumar-se e organizar-se também estão incluídas no conjunto de
exercícios considerados por Montessori como sendo de vida cotidiana (por
exemplo, quadros de abotoar).
Material
sensorial
Já o material sensorial
consiste no conjunto de jogos de encaixe que são apresentados em formas e
dimensões diferentes utilizados para estimular a atividade motora e a percepção
visual (por exemplo, escadas marrons, encaixes sólidos, barras vermelhas).
Material
cromático
O material utilizado para
o desenvolvimento do senso cromático é dividido em uma série de 63 peças
(tabletes) enrolados em fios de seda e disposto numa gradação de nove cores que
vão do cinza, com gradações de branco e preto, ao rosa, passando pelo vermelho,
laranja, amarelo, verde, azul, violeta e marrom. Além desse material,
Montessori desenvolveu ainda os encaixes geométricos, ou encaixes planos, que
consistem no encaixe de formas variadas como triângulo, quadrado, retângulo,
trapézio e círculo na cor azul em molduras de madeira. O objetivo desses
materiais é estimular a criatividade e o desenvolvimento psicomotor.
Material
de linguagem
No
que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades linguísticas relacionadas à
leitura e à escrita, Montessori desenvolve as letras de lixa ou alfabeto de
lixa, caracterizado pela textura de lixa em letras recortadas e pregadas em
cartões, tendo as vogais um fundo vermelho e as consoantes um fundo azul. Além
das letras de lixa, Montessori desenvolve ainda o alfabeto móvel e os ditados
mudos, sendo estes dois últimos materiais complementares.
Material
de matemática
Para o desenvolvimento das
habilidades matemáticas, parte mais conhecida da metodologia montessoriana,
Montessori desenvolve um conjunto considerável de materiais. São eles: os
algarismos de lixa (que seguem o mesmo princípio das letras de lixa), as barras
vermelhas e azuis, a caixa de furos, a caixa de numeração, os tentos, a tábua
de Séguin, a serpente, a tábua de Pitágoras, os blocos lógicos e o material
dourado.
Todos este materiais,
segundo Montessori, podem ser utilizados durante a realização de atividades
individuais com as crianças em suas mesas ou em tapetes, que têm como objetivo
delimitar o espaço de ação da criança, bem como assegurar a mesma segurança e
tranquilidade para a execução de suas tarefas.
Cada um dos materiais
apresentados pode ser, segundo Montessori, utilizado de forma isolada ou de
forma conjugada, uma vez que se complementam e podem auxiliar mais rapidamente
o desenvolvimento das características necessárias para a ação da criança no
meio no qual está inserida. Por exemplo, pode-se estimular uma criança por
intermédio dos exercícios de vida prática aliado aos exercícios sensoriais.
Cabe ressaltar que
Montessori também considerava o desenvolvimento infantil a partir de etapas
biológicas. Por este motivo, antes de se escolher o material para ser utilizado
no desenvolvimento de alguma habilidade infantil, deve-se atentar para a etapa
de desenvolvimento cognitivo na qual a criança se encontra, para que não se
ofereça a ela desafios além ou aquém de suas capacidades, o que seria um
desafio intransponível ou pouco estimulante para ela.
Outro fator importante
está relacionado com a questão da livre escolha das atividades pela criança, uma
vez que o sentido de liberdade em Montessori ganha dimensões mais profundas em
relação à aprendizagem. Isto significa dizer que, para Montessori, é a
liberdade que conduz a criança na direção de sua autodisciplinarização, que
exige dela (a criança) concentração, atenção, ordem e silêncio.
O método montessoriano em
ação
Quando falamos do método
montessoriano em ação, não estamos falando somente do uso dos materiais criados
por Montessori, mas sim desse uso a partir de conceitos filosóficos mais
amplos, como liberdade, autonomia e espiritualidade – todos conceitos
relacionados ao desenvolvimento humanístico e holístico da criança, ou seja, ao
desenvolvimento da criança enquanto um ser integral.
O ambiente social, nesse
sentido, deve favorecer atividades individuais e atividades grupais,
desenvolvendo no grupo noções de responsabilidade consigo e com o outro. Para
tanto, Montessori trabalha a partir do conceito de autonomia, que se baseia na
capacidade de convívio grupal de cada um no exercício de convivência que tem
como premissa o conhecimento dos deveres e direitos de cada um do grupo.
O
sistema social assim organizado permite o desenvolvimento das escolhas pessoais
e da compreensão das consequências individuais e coletivas de cada ação
realizada. Deste modo, cada criança exerce influência sobre a outra no sentido
de estimular o livre arbítrio.
Já o conceito de liberdade
postulado por Montessori (apud LIMA,
2005, p. 67) consiste na “liberdade de expressão [que] permite a criança
revelar-nos suas qualidades e necessidades, que permaneceriam ocultas ou
recalcadas num ambiente infenso à atividade espontânea”. Justamente por isso,
Montessori desenvolve um método pedagógico baseado em atividades, para promover
o desenvolvimento de uma liberdade espontânea de ação e de pensamento.
É neste mesmo sentido que
Montessori (apud LIMA, 2005, p. 70)
desenvolve seus pensamentos sobre disciplina. Nos diz a autora:
Disciplinado, segundo
nossa concepção, é o indivíduo que é senhor de si mesmo, e em decorrência pode
dispor de si ou seguir uma regra de vida [...] Disciplina que não se
circunscreva tão-somente ao meio escolar, mas abarque igualmente o âmbito
social. [...] É dever do educador impedir que a criança confunda bondade com
imobilidade, maldade com atividade. [...] Nosso objetivo é disciplinar a
atividade e não imobilizar a criança ou torná-la passiva.
Disciplinando a atividade,
as crianças têm necessariamente que se responsabilizar tanto pelos objetos de
uso pessoal quanto pelos objetos de uso coletivo. Da mesma forma, o respeito à
diversidade também é valorizado pelo método montessoriano, que vê na cooperação
e na colaboração aberturas pedagógicas fundamentais de valorização das
capacidades individuais de cada criança.
Desse modo, Maria
Montessori acabou por desenvolver um conjunto de práticas que tiveram como
propósito estimular o desenvolvimento da criança enquanto um ser total,
auxiliando na construção de uma postura diante da vida que pressupõe capacidade
intelectual, tranquilidade, autoconfiança, liberdade, autonomia, cooperação e
respeito.
Texto:
Valéria da Hora Bessa
Fragmento
do Livro: Teorias da Aprendizagem
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