O Planejamento
de Aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de
ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas
e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e
tornando as aulas desestimulantes.
De acordo com Libâneo “o Planejamento
Escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos,
quanto a sua revisão e adequação no
decorrer do processo de ensino”.
Entre os
elementos que devem compor um Plano de Aula estão:
- Clareza e objetividade;
- Atualização do plano periodicamente;
- Conhecimento dos recursos disponíveis da escola;
- Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado;
- Articulação entre a teoria e a prática;
- Utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem;
- Sistematização das atividades com o tempo;
- Flexibilidade frente a situações imprevistas; e
- Realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros.
Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas,
poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas...)
contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e
professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com
vistas a facilitar a compreensão.
Roteiro
do Plano de Aula:
1 - Nome da Turma, 2-Turno, 3 - Data, 4 - Conteúdos
(tema/unidade/tópico),
5 - Objetivos, 6 - Atividades Previstas, 7- No final do curso o aluno deverá saber...
8 - Estratégias (Metodologia), 9 - Recursos Didáticos, 10 - Duração,
11 - Avaliação, 12 -Recado do Dia
5 - Objetivos, 6 - Atividades Previstas, 7- No final do curso o aluno deverá saber...
8 - Estratégias (Metodologia), 9 - Recursos Didáticos, 10 - Duração,
11 - Avaliação, 12 -Recado do Dia
Luciene Rezende
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