História pessoal
Maria Montessori nasceu em Chiaravelle,
na Itália, em 31 de agosto 1870. Passou sua infância em Roma, onde mais tarde
veio a estudar
Medicina por autorização do Papa Leão
XIII, sendo a primeira mulher italiana a freqüentar a universidade. Seus
estudos giraram em torno dos conhecimentos em Psiquiatria, área que mais tarde
veio a auxiliar seu trabalho junto às crianças com deficiências mentais.
Em 1898, Montessori e Giuseppe Montesano são nomeados
co-diretores da Escola Orfeônica de Roma, dirigida a cuidados das referidas
crianças portadoras de deficiências mentais. Inicia-se aí a relação de
Montessori com a Educação, laço que é estreitado em 1904, quando Montessori
torna-se livre-docente pela Universidade de Roma na área de Antropologia, e
dedica-se ao trabalho com crianças de uma creche para filhos de operários em
San Lorenzo, bairro operário de Roma. Tal trabalho dá origem à famosa Casa dei Bambini (Casa das Crianças),
que vem a se tornar o primeiro modelo de educação montessoriana, bem como um
dos primeiros modelos de creche baseados no paradigma do educar, em
contraposição ao paradigma do cuidar.
Montessori publica alguns livros, entre eles O método da pedagogia científica, que
divulga seu trabalho pelo mundo e a afasta definitivamente da Medicina, uma vez
que passa a dedicar-se exclusivamente à Pedagogia. Seu método, maneira como
passaram a chamar a pedagogia montessoriana, é adotado em vários países como
Itália, Panamá, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Canadá, México, Bolívia,
Equador, Venezuela, Brasil, Chile, Argentina e Holanda.
O sucesso do método montessoriano é, em parte, relativo
aos materiais pedagógicos específicos para crianças de 6 a 11 anos inventados
por ela. Apesar de todo o sucesso alcançado, inclusive internacionalmente, as
escolas montessorianas italianas são fechadas durante a Segunda Guerra Mundial,
uma vez que Montessori recusa-se a apoiar o regime fascista ditatorial
comandado por Benito Mussolini.
Com o fim da Segunda Guerra, Montessori publica os
livros A formação do homem; Para educar o potencial humano; e O que você precisa saber sobre seu filho,
todos destinados a discutir a educação da vontade e da atenção na criança,
maneira pela qual a mesma tem liberdade de escolher o material a ser utilizado
durante sua pedagogização, além de proporcionar a cooperação.
A pedagogia montessoriana consiste em harmonizar a
interação de forças corporais e espirituais, o corpo, a inteligência e a
vontade da criança, buscando uma pedagogia livre de repressões e plena de
diálogo e reflexão sobre a autoconstrução da criança.
Maria Montessori morre em
1952, após anos de dedicação ao desenvolvimento de crianças deficientes e
não-deficientes a partir do contato com práticas pedagógicas diferenciadas.
Texto:
Valéria da Hora Bessa
Fragmento
do Livro: Teorias da Aprendizagem
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