terça-feira, 21 de abril de 2015

Teorias da Aprendizagem XVI - A aprendizagem segundo o método Montessoriano



História pessoal
         Maria Montessori nasceu em Chiaravelle, na Itália, em 31 de agosto 1870. Passou sua infância em Roma, onde mais tarde veio a estudar
         Medicina por autorização do Papa Leão XIII, sendo a primeira mulher italiana a freqüentar a universidade. Seus estudos giraram em torno dos conhecimentos em Psiquiatria, área que mais tarde veio a auxiliar seu trabalho junto às crianças com deficiências mentais.
Em 1898, Montessori e Giuseppe Montesano são nomeados co-diretores da Escola Orfeônica de Roma, dirigida a cuidados das referidas crianças portadoras de deficiências mentais. Inicia-se aí a relação de Montessori com a Educação, laço que é estreitado em 1904, quando Montessori torna-se livre-docente pela Universidade de Roma na área de Antropologia, e dedica-se ao trabalho com crianças de uma creche para filhos de operários em San Lorenzo, bairro operário de Roma. Tal trabalho dá origem à famosa Casa dei Bambini (Casa das Crianças), que vem a se tornar o primeiro modelo de educação montessoriana, bem como um dos primeiros modelos de creche baseados no paradigma do educar, em contraposição ao paradigma do cuidar.
Montessori publica alguns livros, entre eles O método da pedagogia científica, que divulga seu trabalho pelo mundo e a afasta definitivamente da Medicina, uma vez que passa a dedicar-se exclusivamente à Pedagogia. Seu método, maneira como passaram a chamar a pedagogia montessoriana, é adotado em vários países como Itália, Panamá, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Canadá, México, Bolívia, Equador, Venezuela, Brasil, Chile, Argentina e Holanda.
O sucesso do método montessoriano é, em parte, relativo aos materiais pedagógicos específicos para crianças de 6 a 11 anos inventados por ela. Apesar de todo o sucesso alcançado, inclusive internacionalmente, as escolas montessorianas italianas são fechadas durante a Segunda Guerra Mundial, uma vez que Montessori recusa-se a apoiar o regime fascista ditatorial comandado por Benito Mussolini.
Com o fim da Segunda Guerra, Montessori publica os livros A formação do homem; Para educar o potencial humano; e O que você precisa saber sobre seu filho, todos destinados a discutir a educação da vontade e da atenção na criança, maneira pela qual a mesma tem liberdade de escolher o material a ser utilizado durante sua pedagogização, além de proporcionar a cooperação.
      
A pedagogia montessoriana consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, o corpo, a inteligência e a vontade da criança, buscando uma pedagogia livre de repressões e plena de diálogo e reflexão sobre a autoconstrução da criança.
Maria Montessori morre em 1952, após anos de dedicação ao desenvolvimento de crianças deficientes e não-deficientes a partir do contato com práticas pedagógicas diferenciadas.
Texto: Valéria da Hora Bessa 
Fragmento do Livro: Teorias da Aprendizagem
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